A Caixa Mágica 15 Final está disponível para download desde hoje no sitio do costume:

Descarregar Caixa Mágica 15

Para quem já tinha a versão Beta ou RC instalada precisa de mudar os repositórios no synaptic de "ftp-teste" para "ftp", e depois deve bastar actualizar o sistema através do software-updater.

Estão disponíveis as seguintes versões para testes:
* DVD de instalação de 32bits -> Para instalar em máquinas de 32bits;
* DVD de instalação de 64bits -> Para instalar em máquinas de 64bits;
* Live CD KDE4 de 32 bits -> Para arrancar sem necessidade de instalação em ambiente KDE4 em máquinas de 32bits (Após o arranque está disponível a opção de instalação)
* Live CD KDE4 de 64 bits -> Para arrancar sem necessidade de instalação em ambiente KDE em máquinas de 64bits (Após o arranque está disponível a opção de instalação)
* Live CD Gnome de 32 bits -> Para arrancar sem necessidade de instalação em ambiente Gnome em máquinas de 32bits (Após o arranque está disponível a opção de instalação)
* Live CD Gnome de 32 bits -> Para arrancar sem necessidade de instalação em ambiente Gnome em máquinas de 64bits (Após o arranque está disponível a opção de instalação)
* CDROM de instalação por rede de 32bits -> Para instalar em máquinas de 32bits através de rede;
* CDROM de instalação por rede de 64bits -> Para instalar em máquinas de 64bits através de rede;

 

Caixa Mágica 15 Gnome DVD

 

Caixa Mágica KDE4 Live CD

 

Principais Novidades:

* -> KDE 4.4.3
* -> Gnome 2.30.1
* -> Kernel 2.6.33.5
* -> Conta de Convidado
* -> Controlo Parental com suporte a controlo por aplicação
* -> Firefox 3.6.6
* -> OpenOffice.org 3.2
* -> Navegador Chromium
* -> e muitas outras aplicações...

Depois de descarregar Gravar o CD ou DVD:

Para verificar a integridade do ficheiro que descarregou pode utilizar uma "assinatura hash" MD5 para comparação. As assinaturas estão disponíveis no link de "Mais Informações" na paǵina de downloads associados à versão que deseja descarregar.

Assim, e em Linux, execute numa consola o comando:
md5sum nome_da_iso.iso

Em Windows pode fazer download de um utilitário gratuito que gera uma hash md5 de um ficheiro a partir de:
http://digestit.kennethballard.com
Após instalar este programa, fica com um menu de contexto adicional, que pode usar para calcular o "hash" de qualquer ficheiro. Para isso clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro (por exemplo a iso da Caixa Mágica 15) que se descarregou para o PC e escolhe-se: "digestIT 2004 -> Calculate MD5 Hash"... e espera-se algum tempo até aparecer uma janela com o valor do "hash".

O resultado destes comandos deve ser equivalente à chave indicada abaixo, se não for, então a imagem que descarregou está corrompida e terá que a descarregar novamente.

Se a imagem estiver correcta pode gravá-la para um CD ou DVD, escolhendo a opção "Gravar CD ou DVD a partir de uma imagem ISO" do seu programa de gravação, e não gravar o ficheiro ISO directamente para o CD ou DVD.


Usar um dispositivo flash (cartão de memória ou pen-usb) para gravar os Live CD's (não disponível para as imagens DVD)

Os Live-Cd's estão preparados para também poderem ser gravados para uma pendrive USB ou cartão de memória e arrancados a partir daí. Atenção que todo o conteúdo do dispositivo será usado independentemente do seu tamanho. Para fazer isso basta descarregar o ficheiro "iso" da versão que pretende e em Caixa Mágica usar a aplicação "caixamagica-liveusb-creator", disponível para instalação por RPM a partir do Contribware. Manualmente em Linux pode seguir os seguintes passos:

* Ligue a pendrive ou cartão de memória num sistema a correr;
* Desmonte qualquer ponto de montagem que esteja montado na pendrive ou cartão de memória;
* Como root corra:

dd if=caixamagica-linux-live-15-GNOME-int-cdrom-x86_64.iso of=/dev/sdX bs=8M

em que "caixamagica-linux-live-15-GNOME-int-cdrom-x86_64.iso" é o caminho completo para o ficheiro iso que descarregou, /dev/sdX é o caminho para o dispositivo da pendrive ou cartão de memória e X é só uma letra (não uma letra e um número). Por exemplo /dev/sdc ou /dev/sdd estão correctos, /dev/sdc1 ou /dev/sdd2 não estão correctos e não vão funcionar.

* Quando terminar corra o comando "sync";
* Retire a pendrive ou o cartão de memória;
* Reinicie o sistema e insira a Pen-Drive ou cartão de memória e arranque por lá para testar.

Para utilizadores Windows, sugerimos que utilizem a ferramenta "caixamagica-liveusb-creator" disponível em: http://ftp.caixamagica.pt/15/oficial/is ... reator.zip"
Podem também usar o "dd" para windows disponível em http://www.chrysocome.net/dd.

 

publicado por DarkLord às 18:10editado por Fábio Teixeira em 26/11/2010 às 08:39