Está disponível para sistemas Linux em geral e com instalação particularmente simples em Linux Caixa Mágica 14 e 15 um conjunto de ferramentas que tornam possível a todos os utilizadores o acesso a um workflow completo de edição de vídeo. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Angulo Sólido, Caixa Mágica e a jornalista Caroline Pimenta e reflecte o trabalho de grande qualidade dos diversos projectos Open Source da área de multimedia que ao longo de muitos anos têm construído componentes que hoje já se consideram indispensáveis. Todos os utilizadores poderão agora ter acesso a esta solução.

A solução disponibilizada centra-se no software Kdenlive e reúne um conjunto de utilitários que permitem a integração do mesmo com diferentes fontes de vídeo (captura firewire, decoding DVD, transcoding de H264, captura de ecrã, etc). Juntamente com o software foi disponibilizado um manual de workflow que reúne um conjunto de procedimentos essenciais ao bom desempenho das referências.

 

A instalação consiste apenas em seleccionar o pacote task-video-editing no gestor de pacotes Synaptic, garantindo que o mirror “contribuições” está activo. A partir daqui todo o software é instalado de forma automática. Estão disponíveis todas as funcionalidades necessárias a trabalho profissional incluindo: edição multifaixa, suporte para um conjunto alargado de formatos / codecs de entrada e saída (mp3, mpeg2, mpeg4, h264, DnxHD, Theora entre outros) e plataforma (ex: Vimeo, Youtube), conjunto extenso de efeitos e transições, captura de videos do ecrã, perfis de renderização adaptáveis e suporte para títulos / legendas.

 

 

 

 

Janela principal do Kdenlive

 

Para instalação em Linux Caixa Mágica 15 através do ContribWare:

 

task-video-editing-15-1xcm15

 

Para instalação em Linux Caixa Mágica 14 através do ContribWare:

 

task-video-editing-14-3xcm14

 

Pode fazer download do manual aqui.

 

Segue-se um pequeno vídeo de demonstração das potencialidades de edição que foi pela primeira vez apresentado a público no Encontro Nacional de Tecnologia Aberta – Linux 2010 e pretende ser um remake do fabuloso início do filme Trainspotting.

 

 

 

 

Os RPMs com o código-fonte, que podem ser úteis para outras distribuições, podem ser encontrados aqui:

 

FTP Caixa Mágica Oficial
FTP Caixa Mágica Contribuições

publicado por Fábio Teixeira às 10:18