A versão Beta da Caixa Mágica 15 está disponível a partir de hoje para download. Para descarregar basta estar registado nos sites da Caixa Mágica (o registo é gratuito), e ir à página de downloads no site:

http://www.caixamagica.pt/pag/b_down00.php

 

Estão disponíveis as seguintes versões para testes:

 

  • DVD de instalação de 32bits -> Para instalar em máquinas de 32bits;
  • DVD de instalação de 64bits -> Para instalar em máquinas de 64bits;
  • Live CD KDE4 de 32 bits -> Para arrancar sem necessidade de instalação em ambiente KDE4 em máquinas de 32bits (Após o arranque está disponível a opção de instalação)
  • Live CD KDE4 de 64 bits -> Para arrancar sem necessidade de instalação em ambiente KDE em máquinas de 64bits (Após o arranque está disponível a opção de instalação)
  • Live CD Gnome de 32 bits -> Para arrancar sem necessidade de instalação em ambiente Gnome em máquinas de 32bits (Após o arranque está disponível a opção de instalação)
  • Live CD Gnome de 32 bits -> Para arrancar sem necessidade de instalação em ambiente Gnome em máquinas de 64bits (Após o arranque está disponível a opção de instalação)


Apesar de não antevermos nenhum problema à partida, não recomendamos a instalação desta versão beta em máquinas criticas.

Esta versão serve para permitir aos utilizadores da Caixa Mágica poderem testar a próxima versão e ajudarem a nossa equipa a testar e corrigir problemas de uma forma mais alargada antes da versão final ser lançada.

Podem colocar os problemas detectados em:
http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/newticket

Principais Novidades:

  • -> KDE 4.4
  • -> Gnome 2.30
  • -> Kernel 2.6.33.3
  • -> Conta de Convidado
  • -> Controlo Parental com suporte a controlo por aplicação
  • -> Firefox 3.6.3
  • -> OpenOffice.org 3.2
  • -> Navegador Chromium
  • -> e muitas outras aplicações...

Ambiente de Trabalho KDE4 em Linux Caixa Mágica 15 Beta

 

 

Ambiente de Trabalho Gnome em Linux Caixa Mágica 15 Beta

 


Depois de descarregar Gravar o CD ou DVD:

Para verificar a integridade do ficheiro que descarregou pode utilizar uma "assinatura hash" MD5 para comparação. As assinaturas estão disponíveis no link de "Mais Informações" na paǵina de downloads  associados à versão que deseja descarregar.

Assim, e em Linux, execute numa consola o comando:
md5sum nome_da_iso.iso

Em Windows pode fazer download de um utilitário gratuito que gera uma hash md5 de um ficheiro a partir de:
http://digestit.kennethballard.com
Após instalar este programa, fica com um menu de contexto adicional, que pode usar para calcular o "hash" de qualquer ficheiro. Para isso clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro (por exemplo a iso da Caixa Mágica 15) que se descarregou para o PC e escolhe-se: "digestIT 2004 -> Calculate MD5 Hash"... e espera-se algum tempo até aparecer uma janela com o valor do "hash".

O resultado destes comandos deve ser equivalente à chave indicada abaixo, se não for, então a imagem que descarregou está corrompida e terá que a descarregar novamente.

Se a imagem estiver correcta pode gravá-la para um CD ou DVD, escolhendo a opção "Gravar CD ou DVD a partir de uma imagem ISO" do seu programa de gravação, e não gravar o ficheiro ISO directamente para o CD ou DVD.


Usar um dispositivo flash (cartão de memória ou pen-usb) para gravar os Live CD's (não disponível para as imagens DVD)

Os Live-Cd's estão preparados para também poderem ser gravados para uma pendrive USB ou cartão de memória e arrancados a partir daí. Atenção que todo o conteúdo do dispositivo será usado independentemente do seu tamanho. Para fazer isso basta descarregar o ficheiro "iso" da versão que pretende e em Linux seguir os seguintes passos:

* Ligue a pendrive ou cartão de memória num sistema a correr;
* Desmonte qualquer ponto de montagem que esteja montado na pendrive ou cartão de memória;
* Como root corra:

dd if=caixamagica-linux-live-15-GNOME-int-cdrom-x86_64.iso of=/dev/sdX bs=8M

em que "caixamagica-linux-live-15-GNOME-int-cdrom-x86_64.iso" é o caminho completo para o ficheiro iso que descarregou, /dev/sdX é o caminho para o dispositivo da pendrive ou cartão de memória e X é só uma letra (não uma letra e um número). Por exemplo /dev/sdc ou /dev/sdd estão correctos, /dev/sdc1 ou /dev/sdd2 não estão correctos e não vão funcionar.

* Quando terminar corra o comando "sync";
* Retire a pendrive ou o cartão de memória;
* Reinicie o sistema e insira a Pen-Drive ou cartão de memória e arranque por lá para testar.

Pode também descarregar e usar o pacote "usb-imagewriter" em Caixa Mágica 14 que lhe faz isto tudo por si de uma forma mais fácil.

Para utilizadores Windows, sugerimos que utilizem a ferramenta "dd" para windows disponível em http://www.chrysocome.net/dd.

publicado por DarkLord às 17:28editado por Fábio Teixeira em 11/10/2010 às 17:56