-->

A Caixa Mágica esteve presente em mais uma edição do FOSDEM que em suma correu lindamente, com muitas pessoas conhecidas do mundo Open Source desde Distribuições (Ubuntu. Debian, Fedora, FreeBSD, OpenSuse, NetBSD) até GNOME, Openoffice ou KDE.

Aqui fica o resumo de como foi a nossa estadia em Bruxelas durante o FOSDEM:


Day 0

Acabados de chegar a Bruxelas, cerca das 7 horas da tarde, fomos directamente para o hotel deixar as malas e jantar.

Jantámos e fomos directos ao bar Delirium, que é o bar onde iria acontecer o mítico evento Free-beer do FOSDEM.  Apesar do frio estava muita gente cá fora.


Pedro Fragoso, Roberto Jacinto, John Thomson na foto.

No Delirium encontramos alguns Portugueses, desde jovens estudantes a developers de Mono (Andreia Gaita) e ainda tivemos uma longa e produtiva conversa com o criador do RPM Jeff Johnson.

 

Day 1

Acordámos cedo e fomos direitos para o FOSDEM, primeiro visitámos os stands que se encontravam ao longo do edifício. Stands da Mozilla, GNOME, KDE, Openoffice, Ubuntu etc. onde demonstravam os seus produtos, vendiam t-shirts ou onde se podia simplesmente ir buscar autocolantes e pin's.


 

Após o passeio pelos stands passámos para as sessões, aqui fica um breve resumo das mesmas:

Add plugins to your GNOME apps: Uma breve introdução sobre a API libpeas que facilita a introdução de plugins em aplicações GNOME facilitando a sua codificação e manutenção, esta lib foi baseado na utilizada pelo Gedit (Editor de texto) em que muitas aplicações de GNOME estavam simplesmente a copiar código do Gedit para criar os seus plugins.

GNOME development tools: Foi apresentado nesta sessão um IDE chamado Misha que introduz novas facilidades na parte de debugging de programas e facilita a programação de código para interagir com o IDE.

Iris, a new capability-based microkernel OS: Foi apresentado um microkernel para dispositivos móveis, neste caso a correr num "Ben Nanonote".

Rockbox: open source firmware replacement for music players onde além de ter sido apresentado o firmware RockBox para leitores de música portátil, foi também mostrado todos os passos essenciais para a substituição dos firmwares stock nos dispositivos (como fazer debug, como reescrever o sistema original, etc...).

Get Things GNOME!: Esta foi uma sessão apresentado pelo upstream desta aplicação que serve como "organizer" em GNOME, bastante interessante de como se pode organizar notas e TODO-list através desta pequena aplicação que tem integração com RememberTheMilk.

How to be a good upstream Alguns conselhos de como os upstream devem realizar ou mesmo facilitar a parte de build e empacotamento das aplicações, e claro o que NÂO devem fazer, foi bastante interessante e com algumas boas guidelines.

Day 2

Este dia foi dedicado a sessões Caixa Mágica visto que dois membros, John Thomson e Roberto Jacinto iriam apresentar o seu trabalho.

As sessões foram seguidas, primeiro foi o John e logo a seguir o Roberto, sendo que a deste último decorreu quase do outro lado da Universidade ULB.

Transactional rollback & upgrades: Apresentação da investigação por parte do John e da Mancoosi. John demonstrou o estudo que já tinha feito sobre alternativas de como realizar um rollback e descobriu que algumas pessoas desses mesmos projectos estavam na sala a assistir. John apresentou como é possível fazer um rollback e a linguagem ainda em desenvolvimento para ajudar a realizar um rollback, mas por azar não conseguiu mostrar um rollback em acção devido ao tempo da sessão.


Link da apresentação encontra aqui

 

apt-get for Android : Saímos a correr da sessão do John e quando chegámos à do Roberto já este tinha começado a apresentação. Roberto apresentou o seu trabalho como criador do Aptoide

para Android. Explicou o funcionamento tanto da parte do cliente como da parte do servidor. Houve bastantes feedback nesta apresentação, desde pessoas a pedir novas funcionalidades como a pedir integração do aptoide.

 

No final da apresentação tivemos ainda a oportunidade de falar com os criadores do OpenIntents, que fizeram a uma sessão sobre "Android intent mechanism", tendo sido bastante enriquecedora no sentido de ter surgido uma oportunidade de junção do projecto com o Aptoide.



Link da apresentação encontra -se aqui e a versão mostrada no fosdem.



Ainda tivemos algum tempo antes de partimos para Lisboa para ver outras sessões, tais como por exemplo:

 

Shared libraries in Debian: Uma demonstração de como fazer pacotes de libs para Debian e como fazer debug atráves do ldd e objdump.


Debian and Ubuntu: Apresentação feita pelo Lucas que demonstra como estas duas distribuições podem contribuir mutuamente e alguns exemplos de como às vezes Ubuntu não contribui, e em que Debian também não é muito amigável quando alguém de Ubuntu contribui. Lucas é a pessoa que tenta derrubar algumas paredes entre as contribuições entre as duas distribuições.


No final tivemos que sair a correr e não conseguimos ver a ultima sessão de Greg Kroah de Your First Linux Kernel Patch .

Em resumo FOSDEM correu bem este ano, assistimos e falámos com muitas pessoas e foi realmente muito enriquecedor. Já estamos com vontade para o FOSDEM 2011.


Até breve.

 

 

 

 

publicado por pfragoso às 10:35editado por Fábio Teixeira em 11/10/2010 às 18:02