E acabou mais um Codebits... já vamos na 2ª edição, e apesar de achar que o espaço do ano passado era bastante melhor (mais arejado, melhores casas de banho, melhor localização, etc) devo dar os meus parabéns à organização que mais uma vez mostrou que consegue juntar a maior e melhor comunidade de geeks portugueses à volta deste evento.

 

A Caixa Mágica esteve lá este ano com uma pequena banca a mostrar, como não devia deixar de ser, o Magalhães. Pensámos em fazer uma pequena brincadeira e resolvemos montar um cluster de 29 Magalhães (eram 30 mas um resolveu deixar de colaborar o malandro...) em competição directa com dois servidores, cada um com dois processadores quadcore xeon a 2ghz com 8Gb de Ram cada. Portanto a competição era:

 

Concorrente Nº 1:

29 Magalhães - 29 Intel Atom e 29 Gb de Ram

 

 

 

Concorrente Nº2:

2 servidores (são dois servidores independentes naquele rack) - 16 core's xeon 2Ghz e 16Gb de Ram

 

 

Para o teste fizemos algo muito simples e visualmente interessante, que foi usar o Pov-Ray 'patchado' com PVM para fazer rendererização de imagens distribuída, o que funcionou muito bem (parabéns ao André Guerreiro).

 

Aqui vai uma imagem global da coisa:

 

E os magalhães em destaque:

 

Para tornar a coisa mais engraçada fizemos um concurso para apostarem em quem ganharia (e para tornar a coisa interessante oferecemos um bloco da Caixa Mágica aos vencedores).

 

Algumas imagens dos nomes....

 

 

E o vencedor foi:

O concorrente Nº2.... os servidores Xeon com 28 Seg

Os Magalhães ficaram-se pelo 1,12 minutos...

 

A mim parece-me que a latência da rede (rede 10/100) e a diferença entre atom's e xeon's fez bastante diferença...

 

O placard final:

 

Agradecimentos à J.P. Sá Couto que nos emprestou os Magalhães e os servidores.

 

Pessoalmente ainda passei um bom bocado com um dos criadores do Chumby, o Andrew "bunnie" Huang (sim o mesmo que foi o primeiro a hackar a xbox original e que escreveu um livro sobre isso) que fez uma apresentação, e conseguimos hacká-lo para suportar uma placa 3G... pena foi que compilar o pppd para o ARM já era mais complicado e já não deu.... mas conseguimos adicionar o suporte à placa 3G ao kernel, instalar o gcom e conseguimos entrar com o PIN do cartão SIM e ligar à rede da TMN.... o mais dificil ficou feito... o que foi excelente... agora so falta arranjar um chumby para mim ;-)

 

Chumby

 

Também vi como anda o desenvolvimento do SapoKids com o Tiago Costa do Sapo.... está a ser desenvolvido em Adobe Air e parece-me um projecto muito bom e com um grande potencial de crescimento. O interface actual já tem o minimo de funcionalidades para ser utilizado e está muito engraçado.

 

Muitos parabéns a toda a equipa do Sapo pela excelente organização.

 

Até para o ano.

publicado por DarkLord às 11:02editado por Fábio Teixeira em 12/10/2010 às 11:07