A OWASP (Open Web Application Security Project) é uma comunidade aberta dedicada a ajudar as organizações a desenvolverem, comprarem, e a manterem aplicações que podem ser confiáveis. Todas as ferramentas da OWASP, documentos, fóruns e delegações são livres e abertas para todas as pessoas interessadas em oferecer segurança aplicacional.

 

 

OWASP EU Summit  2008

As preocupações a nível global com a Segurança de Informação não param de crescer. A informação é cada vez mais um activo importante das organizações e como tal torna-se necessário a sua gestão, preservação e protecção. Os ataques a que esta mesma informação está sujeita evoluem de dia para dia, e o que anteriormente oferecia segurança já não pode proteger.

As modernas ameaças à segurança da Informação conseguem efectuar um bypass dos mecanismos tradicionais de Segurança da Informação (como por exemplo as firewalls), e atacam directamente as aplicações e os dados dessas mesmas aplicações. As aplicações modernas (em particular as aplicações Web e os Web-services) passaram a ser uma parte integrante do perímetro de segurança das organizações e da protecção de um dos seus activos mais valiosos – a Informação. O Open Web Application Security Project (OWASP) é uma organização que trabalha no sentido de contribuir para a melhoria significativa da Segurança a nível aplicacional.

Vai decorrer de 4 a 7 de Novembro o OWASP Summit EU 2008. Será a primeira vez que a OWASP realiza uma das suas maiores reuniões mundiais em Portugal, reunindo especialistas de todo o Mundo na área da Segurança de Informação, em particular de Segurança em Aplicações Web-based. A OWASP é uma líder a nível mundial em termos de segurança aplicacional e concedeu recentemente bolsas/patrocínios no valor de 250,000 USD para projectos de investigação e desenvolvimento nesta área.

Ao longo destes quatro dias no Algarve, a OWASP Summit EU 2008 vai reunir líderes internacionais da OWASP, assim como importantes parceiros de indústria que irão apresentar e discutir as mais recentes ferramentas e documentos desenvolvidos pela OWASP. Para além disso, a OWASP Summit EU 2008 vai realizar mais de 40 apresentações de líderes de projectos patrocinados pela OWASP na área de pesquisa de segurança para aplicações Web, assim como organizar múltiplas sessões de trabalho especificamente concebidas para dinamizar a colaboração, atingir e traçar novos objectivos para projectos OWASP, representações locais e para toda a comunidade OWASP.

O OWASP Summit EU 2008 será composto por sessões técnicas e de negócio, sendo o sítio ideal para aprender um pouco mais sobre os múltiplos recursos que a comunidade OWASP disponibiliza. O Summit oferecerá igualmente formação que irá abranger diversos tópicos específicos da OWASP e da Segurança de Aplicações Web.

 

 

Para mais informações sobre o OWASP e os seus projectos consultar http://www.owasp.org. Para mais informação sobre a comunidade OWASP nacional consultar http://www.owasp.org/index.php/Portuguese.

publicado por Tintim às 12:36