Press-release:
Lisboa recebe o I Fórum de Software Livre

O Fórum acontece nos dias 12 e 13 de Outubro na FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Conta com o apoio da FCCN, GOOGLE, SUN, PHP-Magazine, ANSOL, ASL-Angola, DRI, Vertical One e muitas outras empresas do sector. O I FSL visa aprofundar a discussão sobre o uso e desenvolvimento de ferramentas abertas, não só como forma de aprofundar o conhecimento científico, mas também como ferramenta de trabalho e modelo de Negócios.
O fórum é subordinado ao tema do Software Livre ou Opensource, assim conhecido pela liberdade que oferece aos profissionais, académicos e demais de estudar as suas funcionalidades.
Muitas empresas mundiais geram ferramentas utilizando código fonte aberto, Nesse sentido, acabam por valorizar mais os profissionais e dar atenção aos serviços e não apenas a produtos ou licenças de software.
O modelo de desenvolvimento partilhado tem-se mostrado uma forma rápida e eficaz de corrigir "bugs", uma vez que ao lançarmos um software na Internet com acesso livre rapidamente recebemos sugestões de correcções e melhorias, no que diz respeito a funcionalidade e segurança.
Muitos países, como é o caso do BRASIL, já adoptaram o Software Livre como politica de redução de custos e valorização tecnológica interna, fortalecendo assim o mercado empresarial.

Ralf Braga, da coordenação geral do evento, acredita que o país deve investir em formação, devido a falta de mão-de-obra de profissionais em Software Livre.
O Linux é o Sistema Operativo mais conhecido e divulgado mundialmente, porém muitos esquecem-se de mencionar outros, como o OpenBSD, reconhecido com o Unix, mais seguro, não tendo falhas de segurança há mais de 9 anos, o FreeBSD e outros.
Muitos destes softwares serão abordados no evento, assim como representantes das comunidades e empresas que prestam apoio aos programas.
O Software Livre tem-se mostrado como uma óptima opção para vários modelos de negócios, sendo utilizado em diversos casos de sucesso na Europa e no Mundo.
Enfim, venham partilhar experiências neste 1º Fórum, ensinar, aprender, ouvir, falar, opinar... A sua presença é fundamental!
O lançamento oficial do evento acontece no próximo dia 31 de Julho, em local a designar no nosso site.

Mais informações em:

_http://www.softwarelivre.com.pt

publicado por pinguinsmagicos às 00:52editado por Fábio Teixeira em 12/10/2010 às 11:40